Hoje, 10/9, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A data foi criada em 2.003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde – OMS com o objetivo incentivar os países-membros a adotar estratégias para enfrentamento da questão.
Dados da OMS revelam que o suicídio é responsável por aproximadamente 800 mil mortes por ano em todo o mundo. O Brasil é o oitavo país com mais episódios. Considerando o número de casos por 100 mil habitantes, está na 113.ª posição do ranking mundial.
Com o intuito de reunir pessoas em torno de projetos de reconhecimento e destaque à vida e de conscientização sobre a prevenção do suicídio, em 2.015, em ação conjunta, o Centro de Valorização da Vida – CVV, o Conselho Federal de Medicina – CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP criaram a Campanha “Setembro Amarelo”.
Em 2.019, foi editada a Lei n.º 13.819 criando um sistema nacional de cooperação, que envolve Estados, Municípios e o Distrito Federal, para executar a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.
Vale destacar que o artigo 10 dessa Lei, alterando a Lei n.º 9.656/1.998, instituiu a cobertura do atendimento à violência autoprovocada e às tentativas de suicídio.
A AMATRA XV e a ESMAT 15 apoiam a campanha “Setembro Amarelo” e, durante este mês, manterão em suas páginas no Facebook o símbolo que representa a ação, um laço amarelo, e produzirão conteúdos sobre o tema, a fim de contribuir com essa relevante missão, da prevenção do suicídio.